Histórico

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

ACISAP

Santa Rosa é uma cidade de empreendedores e de voluntários.

A história de uma instituição como a ACISAP se confunde e se mistura com a de sua cidade percebemos a real importância desta Associação. Em todas as iniciativas, projetos e em todas as etapas do desenvolvimento do município encontramos a participação da ACISAP, de maneira proativa, pensando no crescimento de todo contexto social e econômico do município.

O município foi fundado em 10 de agosto de 1931 e após dois meses, mais precisamente em 18 de outubro de 1931, um grupo de empresário funda a Associação Comercial e Industrial – ACI.

Fundadores da ACISAP: Carlos Krebs; Arthur Ambos; João Macluf; Moacir Cunha Rosing; Vergílio Lunardi; Carlos Krebs Filho; Paulino Luchese; José Dias de Andrade; Jacob F. Nedel; Jacob Mantovani; Oscar Schmidt; Emilio Muller; Elias Queruz; Leopoldo Vontobel e Carlos Hentschke.

1ª Diretoria: Presidente: Estanislau Kotlinski; Vice-Presidente: Vergílio Lunardi; 1º Secretário: Vicente Zoehler; 2º Secretário: José Nicolau Seger; 1º Tesoureiro: Luiz Rigon Scalco e 2º Tesoureiro: Antonio Scalco.

Sócios Beneméritos: Vergílio Lunardi; João Macluf e Alcides Saffi.

Cento e três (103) benfeitores contribuíram para a construção da sede social, inaugurada em 16 de outubro de 1949, tendo como Presidentes Beneméritos os Senhores Vergílio Lunardi e João Macluf e Sócio Honorário Senhor Alcides Saffi.

Com crescimento da economia do município e a abertura de novas empresas a ACI viu a necessidade de também adaptar-se às mudanças, e, em 1996, sob a Presidência de Valdir Carpenedo, a Entidade passa a congregar mais setores da econômica: serviços e agropecuária, denominando-se Associação Comercial e Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa – ACISAP, bem como criação de departamentos.

A estrutura da ACISAP passa a ser pequena para atender a demanda então o Presidente Sérgio Mallmann, em 18 de maio de 1992 inaugura dois novos salões que passam a denominar-se Auditório Fenasoja e Salão Hortigranjeiros. Além do terceiro já existente que passa a denominar-se Salão Musicanto. Também ouve ampliação e reforma nos escritórios da Entidade.

No decorrer dos anos sempre ouve manutenções na estrutura da Entidade sendo que em 2013, na gestão do então Presidente José Muñoz, ocorreu reforma em toda a sua estrutura e adaptação do salão Hortigranjeiros para firmar a parceria com Sinduscom, Sintralog e Simmmesr, onde em 2014 passam a atender seus associados em espaço locado pela ACISAP.

Em 1997 na gestão de Roberto Donadel, muda-se a logomarca da ACISAP, onde teve nova formulação em 2014, na atual gestão.

ACISAP, desde sua fundação, teve 36 presidentes.

Atualmente é formada por 311 empresas associadas, dos diversos segmentos que compõe a economia do município.