Marca Acisap

Brasil, potência do agronegócio e ambiental: esses pilares se cultivam aqui

Por Marcos Eduardo Servat, Vice-Presidente Agronegócios ACISAP

O Agronegócio é considerado uma das bases econômicas mais importantes do Brasil, e essa conquista é por merecimento, dedicação, pesquisa e principalmente muito suor de cada pessoa envolvida na atividade do agronegócio brasileiro. Ao mesmo tempo em que comemoramos esse resultado, acende o alerta para uma campanha com desinformações e desconstruções que está ocorrendo para o público externo mundial e influenciando declarações de líderes de nações de forma muito rasa e sem o devido conhecimento do assunto.

A agricultura é uma das atividades produtivas mais antigas de nosso país. Ela nasceu com os indígenas, que praticavam a agricultura de subsistência. Posteriormente com a chegada dos imigrantes europeus a atividade agrícola foi se transformado e se desenvolvendo para atender a uma demanda por alimentos internamente em nosso país e em seguida passou para as exportações. Por sermos um país considerado novo pela literatura, com pouco mais de 520 anos, é obrigação reconhecer que quem por aqui passou soube muito bem enfrentar os desafios do setor e respeitar o ambiente onde se encontra.

A demanda externa por alimentos foi lapidando e forjando os nossos produtores, transformando a nossa agricultura em um agronegócio sustentável que transformou as realidades econômicas, sociais e que preservou a área ambiental em todos os rincões brasileiros.

A preservação ambiental existente no Brasil fica clara, como mostra um recente estudo divulgado em 2017, realizado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Essa pesquisa apresenta o mapeamento e o cálculo das áreas cultivadas do Planeta, com base em informações colhidas por satélite. Não entraram nesses cálculos áreas de exploração e plantio florestal e de reflorestamento, apenas lavouras. A seguir podemos analisar os resultados e os dados conforme Artigo de Evaristo de Miranda Doutor em Ecologia e chefe-geral da Embrapa Territorial.

(Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/30972114/nasa-confirma-dados-da-embrapa-sobre-area-plantada-no-brasil)

Conforme o estudo, o mundo tem 1,87 bilhão de hectares de lavouras. Como sabemos, a produtividade varia muito por influência de algumas variáveis, com a questão dos solos, clima, tecnologia empregada, tipo e qualidade dos cultivos produzidos, o que acarreta grandes diferenças entre os desempenhos agrícolas de cada país.

As maiores extensões cultivadas estão na Índia, nos Estados Unidos, na China e na Rússia. O Brasil ocupa o quinto lugar, seguido por Canadá, Argentina, Indonésia, Austrália e México. A NASA calculou a área de lavouras do Brasil em 63.994.479 hectares isso representa 7,6% da nossa área. Os métodos da NASA foram homogêneos em todo o Planeta, e isso permite comparações. O Brasil cultiva 7,6% das terras. A Dinamarca cultiva 76,8%; a Irlanda, 74,7%; os Países Baixos, 66,2%; o Reino Unido, 63,9%; a Alemanha, 56,9% ? e por aí vai a Europa, com mais de 60% de suas terras dedicadas à agropecuária.

O resultado que se apresentou é que a maior parte dos países utiliza 20% a 30% do território com agricultura. Os da União Europeia usam entre 45% e 65%. Os Estados Unidos, 18,3%; a China, 17,7%; e a Índia, 60,5%. ?Os agricultores brasileiros cultivam apenas 7,6%, com muita tecnologia e profissionalismo?, assegura Evaristo Miranda. Isso tudo demonstra o avanço e investimentos em pesquisa e tecnologia. E isso já faz do Brasil uma potência mundial do agronegócio.

Em termos ambientais, somos o país que possui a maior reserva natural de água doce do mundo. No nosso país preservamos mais de 55% da área florestal nativa. Esse percentual, se compararmos com os números apresentados anteriormente com as áreas produtivas de outros países, deixa clara a preocupação e preservação do nosso país com o meio ambiente. Conforme o pesquisador Miranda, chefe da Embrapa Territorial ?No Brasil, ao contrário do que ocorre na maioria dos países, não é a zona rural que contém manchas de florestas e de vegetação nativa; é a imensa e diversificada área de vegetação nativa que contém as atividades rurais?.

É por tudo isso que nós como entidade representativa de todos os setores econômicos do município de Santa Rosa, a qual ostentamos com muito orgulho o título de Berço Nacional da Soja, não podemos passar omissos diante de tantas desinformações e mentiras, propagadas de maneira maldosa contra o Agronegócio e toda a sociedade brasileira.

 

Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio de Santa Rosa - ACISAP

OUTRAS NOTÍCIAS

QUER FICAR INFORMADO?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REGISTRAR

Simples. Seguro e LIVRE DE SPAM.

Quer receber nossa newsletter com notícias especializadas, cursos e eventos?
Registre seu email. Ao encaminhar suas informações, você declara que leu e está de acordo com o tratamento dos seus dados pela ACISAP conforme estabelecido na Política de Privacidade.